
O projeto pedagógico se constitui na definição prática da filosofia de educação da instituição de ensino. Pensa-se seriamente na definição do tipo de homem e mulher que se deseja formar, em função do tipo de sociedade em que eles vivem. A ideia de um ser passivo, acomodado e letargicamente ajustado à presente condição moral, social e espiritual da sociedade, não cabe em nossos propósitos. A busca é por gente apta a desenvolver uma dimensão histórica (situadas em seu tempo e espaço), consciente e envolvida no contexto, sim, mas com disposição para alterá-lo, transformá-lo e gerar melhor qualidade de vida para a coletividade; que contribua positivamente no estímulo à consciência crítica e autocrítica e na eliminação dos parâmetros morais e sociais corrompidos.
Pensando nestes aspectos, os esforços de todos os que fazem o Colégio Mauro Bezerra estão empregados no sentido de que as atividades curriculares tenham características tais que assegurem a dinâmica, a coerência, a sequência e a continuidade do processo pedagógico em face dos objetivos estabelecidos.
É fundamental que as atividades curriculares se voltem não apenas para a transmissão de um saber (conhecimento), mas atinjam os níveis diversos do processo educativo, de modo a propiciar o desenvolvimento: – da capacidade de percepção e de interpretação da realidade;
– da capacidade criativa em situações concretas e diversas da vida;
– do senso crítico, de modo a permitir que o educando não se transforme num mero consumidor de ideias e informações, mas seja capaz de interpretá-las, analisá-las e julgá-las devidamente;
– de atitudes de solidariedade, de companheirismo na convivência e relacionamento com os outros;
– de atitudes de respeito e valorização à vida, à moral, aos bons costumes, a Deus e à intimidade com Ele, à nossa cultura e ao nosso povo etc.
No Colégio Mauro Bezerra procura-se ao máximo contribuir, de forma direta, para que cada estudante seja um exemplo de disciplina, organização e caráter. É nosso compromisso conduzir nossos alunos, tão suscetíveis às influências negativas do mundo, a uma condição humana mais digna, preparando-se melhor para enfrentar a vida. Isso não pode ser conseguido sem os pais; não somos nem podemos ser substitutos dos pais, e sim aliados, integrando esforços para um mesmo objetivo.
Diante disso, nossa proposta curricular busca contextualizar o mundo a partir da sala de aula, tornando significativo para os alunos cada assunto e/ou conteúdo abordado, ajudando-os na incorporação desses conhecimentos e no desenvolvimento das capacidades, tais como: solucionar problemas, comunicar ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e ter autonomia intelectual.
Nossos Pilares Pedagógicos
O Colégio Mauro Bezerra elaborou o seu PPP, estruturando suas bases nas ideias de alguns dos pensadores educacionais mais influentes na HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Na verdade, procuramos reunir o que há de melhor no pensamento educacional para fundamentar nosso Projeto Político Pedagógico.
HOWARD GARDNER – o cientista das inteligências múltiplas
“As inteligências são potenciais para processar informação que poderão ou não ser ativados, dependendo dos valores de uma cultura, das oportunidades de aprendizagem e das experiências.”
“As inteligências são potenciais para processar informação que poderão ou não ser ativados, dependendo dos valores de uma cultura, das oportunidades de aprendizagem e das experiências.”
PHILIPPE PERRENOUD – o pai da pedagogia diferenciada
“Tratamos os alunos como se eles fossem iguais, porém a diversidade de cultura, modos de vida e relações com o conhecimento é enorme.”
“Tratamos os alunos como se eles fossem iguais, porém a diversidade de cultura, modos de vida e relações com o conhecimento é enorme.”
PAULO FREIRE – o mentor da educação para a consciência
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
MARIA MONTESSORI – a médica que valorizou o aluno
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, em um ambiente previamente organizado e depois se abster de interferir.”
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, em um ambiente previamente organizado e depois se abster de interferir.”
LEV VYGOSTSKY – o teórico do ensino como processo social | “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”
HENRI WALLON – o educador integral
“A escola, meio fundamental para o desenvolvimento pessoal, deve proporcionar uma formação integral (cognitiva, afetiva e social).”
“A escola, meio fundamental para o desenvolvimento pessoal, deve proporcionar uma formação integral (cognitiva, afetiva e social).”
EDGAR MORIN – o arquiteto da complexidade
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo.”
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo.”
JEAN PIAGET – o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”
EMILIA FERREIRO – a revolução na alfabetização
“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
CÉLESTIN FREINET – o mestre do trabalho e do bom senso
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.”
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.”
DAVID PAUL AUSEBEL – o idealista da aprendizagem significativa
“Aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.”
“Aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.”
MAURO BEZERRA – o administrador que, por amor, investiu na educação
ZORAIDA BEZERRA – a professora da educação transformadora
“Nós fazemos a diferença na educação, simplesmente porque amamos o que fazemos.”
ZORAIDA BEZERRA – a professora da educação transformadora
“Nós fazemos a diferença na educação, simplesmente porque amamos o que fazemos.”