O trabalho desenvolvido pela equipe do Colégio Mauro Bezerra pretende formar a pessoa integral, tornando-a sujeito de sua história e participante da sociedade em que vive. O nosso currículo capacita o aluno a responder com competência os desafios da sociedade. Nossos educadores, em suas aulas e nos estudos do meio, trabalham para que o aluno possa desenvolver a sua autonomia, perceber o seu espaço no grupo, confrontar os diversos pontos de vista e participar de discussões democráticas sobre os acontecimentos da realidade. De forma transdisciplinar objetivamos concretizar as metas definidas no projeto de ação formadora, possibilitando aos alunos experiências de conhecimento, contato com outras realidades e ainda, oportunidades únicas para experimentar a descoberta de DEUS.

O projeto pedagógico se constitui na definição prática da filosofia de educação da instituição de ensino. Pensa-se seriamente na definição do tipo de homem e mulher que se deseja formar, em função do tipo de sociedade em que eles vivem. A ideia de um ser passivo, acomodado e letargicamente ajustado à presente condição moral, social e espiritual da sociedade, não cabe em nossos propósitos. A busca é por gente apta a desenvolver uma dimensão histórica (situadas em seu tempo e espaço), consciente e envolvida no contexto, sim, mas com disposição para alterá-lo, transformá-lo e gerar melhor qualidade de vida para a coletividade; que contribua positivamente no estímulo à consciência crítica e autocrítica e na eliminação dos parâmetros morais e sociais corrompidos.

Pensando nestes aspectos, os esforços de todos os que fazem o Colégio Mauro Bezerra estão empregados no sentido de que as atividades curriculares tenham características tais que assegurem a dinâmica, a coerência, a sequência e a continuidade do processo pedagógico em face dos objetivos estabelecidos.

É fundamental que as atividades curriculares se voltem não apenas para a transmissão de um saber (conhecimento), mas atinjam os níveis diversos do processo educativo, de modo a propiciar o desenvolvimento: – da capacidade de percepção e de interpretação da realidade;
– da capacidade criativa em situações concretas e diversas da vida;
– do senso crítico, de modo a permitir que o educando não se transforme num mero consumidor de ideias e informações, mas seja capaz de interpretá-las, analisá-las e julgá-las devidamente;
– de atitudes de solidariedade, de companheirismo na convivência e relacionamento com os outros;
– de atitudes de respeito e valorização à vida, à moral, aos bons costumes, a Deus e à intimidade com Ele, à nossa cultura e ao nosso povo etc.

No Colégio Mauro Bezerra procura-se ao máximo contribuir, de forma direta, para que cada estudante seja um exemplo de disciplina, organização e caráter. É nosso compromisso conduzir nossos alunos, tão suscetíveis às influências negativas do mundo, a uma condição humana mais digna, preparando-se melhor para enfrentar a vida. Isso não pode ser conseguido sem os pais; não somos nem podemos ser substitutos dos pais, e sim aliados, integrando esforços para um mesmo objetivo.

Diante disso, nossa proposta curricular busca contextualizar o mundo a partir da sala de aula, tornando significativo para os alunos cada assunto e/ou conteúdo abordado, ajudando-os na incorporação desses conhecimentos e no desenvolvimento das capacidades, tais como: solucionar problemas, comunicar ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e ter autonomia intelectual.

Nossos Pilares Pedagógicos

O Colégio Mauro Bezerra elaborou o seu PPP, estruturando suas bases nas ideias de alguns dos pensadores educacionais mais influentes na HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Na verdade, procuramos reunir o que há de melhor no pensamento educacional para fundamentar nosso Projeto Político Pedagógico.
HOWARD GARDNER – o cientista das inteligências múltiplas

“As inteligências são potenciais para processar informação que poderão ou não ser ativados, dependendo dos valores de uma cultura, das oportunidades de aprendizagem e das experiências.”
PHILIPPE PERRENOUD – o pai da pedagogia diferenciada

“Tratamos os alunos como se eles fossem iguais, porém a diversidade de cultura, modos de vida e relações com o conhecimento é enorme.”
PAULO FREIRE – o mentor da educação para a consciência

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
MARIA MONTESSORI – a médica que valorizou o aluno

“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, em um ambiente previamente organizado e depois se abster de interferir.”
LEV VYGOSTSKY – o teórico do ensino como processo social | “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”
HENRI WALLON – o educador integral

“A escola, meio fundamental para o desenvolvimento pessoal, deve proporcionar uma formação integral (cognitiva, afetiva e social).”
EDGAR MORIN – o arquiteto da complexidade

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo.”
JEAN PIAGET – o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”
EMILIA FERREIRO – a revolução na alfabetização

“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
CÉLESTIN FREINET – o mestre do trabalho e do bom senso

“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.”
DAVID PAUL AUSEBEL – o idealista da aprendizagem significativa

“Aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.”
MAURO BEZERRA – o administrador que, por amor, investiu na educação
ZORAIDA BEZERRA – a professora da educação transformadora

“Nós fazemos a diferença na educação, simplesmente porque amamos o que fazemos.”